5ª Conferência Municipal de Saúde

Sexta, 17 de Maio de 2019

Realizada a 5° Conferência Municipal de Saúde de Sebastião Laranjeiras nesta terça-feira feira 30/04/2019. Com o apoio da Base Reginal de Saúde foi possível realizarmos um momento importante de participação social em defesa do SUS.
O Município de Sebastião Laranjeiras realizou na última terça-feira  30 de abril, no auditório da Câmara Municipal a 5ª Conferência Municipal de Saúde, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal com tema central: “Democracia e Saúde : Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
O evento contou com uma grande participação popular e lideranças locais com a presença e apoio do prefeito Josielton de Castro Muniz  e também de profissionais da rede municipal, além de lideranças comunitárias,  usuários do SUS e participação dos trabalhadores da saúde. Esteve presente também os vereadores, Washington Luís e Juliano Monção e de universitários e estudantes do ensino médio. Ouve uma grande participação da sociedade dando legitimidade ao processo democrático que é fundamental para a construção de políticas públicas sustentadas pela participação popular.

A conferência foi aberta pelo secretário de Saúde, Geraldo Santos Guimarães , que elencou as conquistas e desafios do SUS  “Particularmente em Sebastião Laranjeiras. Foram trabalhados eixos estruturantes na conferências e, que destes foram elaboradas propostas para cada nível da esfera de governo (Municipal, Estadual e Federal) Assim elencados:

EIXO I – SAÚDE COMO DIREITO

EIXO II – CONSOLIDAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO SUS

EIXO III – FINANCIAMENTO ADEQUADO E SUFICIENTE PARA O SUS

Além das propostas a etapa municipal elegeu delegados que representarão Sebastião Laranjeiras na etapa Estadual e  Nacional.

DELEGADOS ELEITOS :
SEGMENTO -
DELEGADO TITULAR USUÁRIO
Nome Completo: Edcarlos Silva Fernandes

USUÁRIO
Nome Completo:Leila Cristina Araújo Silva Cotrim.

DELEGADO GESTOR
Nome Completo: Ednaldo Pardim

DELEGADO TRABALHADOR DE SAÚDE
Nome Completo: Simone Alcântara Lima

Assim está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto 2019 , em Brasília.